FRANTEC ENGENHARIA

Tudo sobre struturas Metalica

Serviços

 

 

O que são as estruturas de aço?

 

Antes de mais nada, é importante entender o que é o aço. Este material não é apenas uma substância química, mas é feito sim de uma liga metálica, usando principalmente ferro e carbono. O teor de carbono empregado chega a até 2% do total da liga. Outros traços de elementos encontrados são de silício, enxofre e fósforo.

 

O aço pode ser usado para produzir outras ligas:No entanto, sua principal função é na fabricação de bens de produção e bens de consumo nas indústrias, como veículos automotivos, eletrodomésticos, máquinas e na construção civil.

Inclusive, vale destacar que o consumo de aço no Brasil deve crescer cerca de 3% em 2021, impulsionado pelo setor de construção civil, segundo pesquisa da XP Investimentos.

 

Qual a importância do aço para as construções?

 

As estruturas de aço são fundamentais para garantir a qualidade, precisão e segurança na construção civil. Tanto que são usadas em obras de grande porte, como por exemplo, a Torre Eiffel. Construída em 1889 em Paris, a obra, de 300 metros de altura, é composta por 18 mil peças, somando 1.700 toneladas de aço.

 

Então, o uso crescente do aço nas construções se estende por edifícios, residências, pontes, passarelas, viadutos, supermercados, aeroportos, torres de transmissão, ginásios esportivos e outros.

Sua utilização cada vez maior também se deve às melhorias nos processos de fabricação com garantia de qualidade, por meio de certificações ISO 9001 e ISO 140001.

 

Quais os benefícios das estruturas de aço?

 

O aço apresenta inúmeras vantagens quando empregado nas construções, como:

 

Redução do tempo de construção: as peças de aço demoram o tempo médio de fabricação em torno de quatro semanas e o de montagem entre uma e duas semanas. Com isso, em comparação à construção de concreto, as estruturas de aço podem levar até 40% menos tempo. 

 

Diminuição de desperdícios: uma construção tradicional gera o desperdício de materiais na ordem de 25% do peso total. Já, no caso da estrutura metálica, são adotados sistemas industrializados, permitindo reduzir bastante o desperdício.

 

Flexibilidade: as estruturas de aço ajudam a tornar a construção ‘mais flexível’, já que facilitam adaptações, expansões e até mudanças na ocupação dos edifícios.

 

Precisão: com o aço, a precisão está na casa dos milímetros. Com isso, os nivelamentos saem perfeitos, é mais fácil assentar esquadrias, pisos e instalar elevadores, por exemplo.

 

Cuidado com o ambiente: as ligas metálicas usam menos madeira, geram menos materiais particulados e são totalmente recicláveis, podendo aproveitar as estruturas após serem desmontadas. Ou seja, ajudam a preservar o meio ambiente.

 

Por que os estudantes precisam estudar as estruturas de aço?

 

Durante a formação acadêmica nos cursos de graduação, fica clara a importância do estudo do aço por seu amplo uso e todos os benefícios associados.

 

Assim, os futuros engenheiros, arquitetos e construtores devem ter o conhecimento aprofundado de todo o ciclo de desenvolvimento de obras empregando estruturas metálicas. Logo, a compreensão sobre as propriedades do aço deve ajudar os alunos para exercer sua atividade profissional. 

 

Alguns exemplos de como esse conhecimento pode ser aplicado na prática são:

 

  • Detalhamento e dimensionamento de edificações e estruturas de aço;
  • Cálculo das estruturas;
  • Desenhos de estruturas;
  • Resistência dos materiais;
  • Ações do vento;
  • Interfaces entre concreto e aço;
  • Dimensionamento de ligações em estruturas metálicas;
  • Fabricação e montagem de estruturas de aço;
  • Normatização e soldagem de estruturas metálicas;
  • Entre outros.

 

Como resultado, os alunos universitários terão as atribuições técnicas necessárias para realizar o projeto, a fabricação, a montagem e a análise de falhas de estruturas metálicas.